segunda-feira, 3 de maio de 2010

Saiba um pouco mais sobre o Pró-Saúde enfermagem Betim

Flávia Carvalho
Conheça algumas ações e benefícios que o programa já trouxe para a PUC Minas e a cidade de Betim.




O que é o Pró-Saúde?

O Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) foi lançado em 2005, pelo Governo Federal, e visa incentivar a transformação do processo de formação do profissional de saúde, a geração de conhecimento e a prestação de serviço à população. Tem como eixo central a integração ensino-serviço, com a consequente inserção dos estudantes no cenário real de práticas que é a Rede SUS, com ênfase na atenção básica, desde o início de sua formação.
Com isso, espera-se formar cidadãos-profissionais críticos e reflexivos, com conhecimentos, habilidades e atitudes, aptos a atuarem em um sistema de saúde qualificado e integrado.

O Pró-Saúde no Curso de Enfermagem da PUC Minas em Betim

O Curso de Enfermagem da PUC Minas em Betim foi o primeiro do Brasil, proveniente de ensino privado, a ter o edital aprovado e a ingressar no Pró-Saúde. A proposta do programa veio de encontro ao projeto pedagógico do curso que busca estabelecer um estreitamento entre academia e serviço.
Desde o início de suas atividades em 2005, várias ações foram realizadas no sentido de alcançar os resultados, dentro dos objetivos propostos, tais como: desenvolvimento de diversos projetos em parceria com a Rede SUS do Município de Betim; publicação de três livros; constituição de três Núcleos Permanentes de Pesquisa em Saúde da Família e Enfermagem; investimento de mais de 40 mil reais em equipamentos para o laboratório de enfermagem da PUC Betim, cuja aquisição foi feita diretamente pelo Ministério da saúde, a partir da demanda local; realização de seminários, cursos, oficinas, dinâmicas e capacitação.
O Pró-Saúde já doou para a PUC Minas e SUS Betim, mais de 70 livros, computadores, estantes de aço, notebooks, impressoras a laser, scanners, projetores, TV LCD 42, sons portáteis, dvds, CPU’s e kits multimídia, pen drives para uso nos projetos de extensão, webcan para teleconferência em saúde, mesas mayo para uso em procedimento de anestesia e/ou cirúrgico, estesiometros, caixas de fita para glicosimetro, glicosimetros, utoscópios, máquinas digitais, guarda-volumes, entre outros.
O programa ainda apóia os projetos de extensão “Observatório de Controle Social” e “Fala Sério”; o Projeto de Integração Ensino Serviço e Comunidade (Pisec); o Práticas de Enfermagem 2, entre outros.
Em 2009, quando foi assinada uma nova carta acordo para continuidade do Pró-Saúde II, no Curso de Enfermagem, fez-se necessário uma reformulação das ações no sentido de intensificar a articulação ensino-serviço e gestão na promoção da educação permanente, pautada no fortalecimento da Rede SUS de Betim e do Médio Paraopeba.
Assim, várias ações foram reunidas em três principais projetos: o AdolesSer, Diagnóstico em Saúde e o SUS: Conhecer consCIÊNCIA, dos quais falaremos em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário