terça-feira, 18 de maio de 2010

AdolesSER

Grupo apresenta trabalho durante capacitação
Foto: Arquivo Pró-Saúde
Redação: Flávia Carvalho

Projeto vai levar informação a estudantes de sete escolas em área de vulnerabilidade social em Betim


O AdolesSer é um projeto do Pró-Saúde, do Curso de Enfermagem da PUC Minas em Betim, realizado em parceria com a Associação Mineira de Educação em Saúde (AME-SE), que visa capacitar futuros enfermeiros para atuarem em práticas de educação em saúde, direcionadas ao adolescente escolar de Betim, com enfoque nos princípios e valores da ética e cidadania. Líderes, profissionais de saúde da Rede SUS, voluntários de ONG’s e membros do corpo docente da PUC Minas, também participam.
Sete grupos foram capacitados para trabalhar diferentes métodos de educação em saúde e abordar temas como sexualidade, autocuidado, gravidez na adolescência, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, drogadicção, etilismo, tabagismo, enfim, temas relacionados à qualidade de vida da população alvo. Essas ações serão desenvolvidas com, aproximadamente, 350 adolescentes, de sete escolas públicas inseridas em áreas de vulnerabilidade social em Betim, a partir de agosto.
O projeto foi dividido em três fases que compreendem: Planejamento, Capacitação e Produção de Recursos; Execução das Ações Educativas e Avaliação de Resultados.
Ao final, o AdolesSer pretende criar uma proximidade e estabelecer uma relação de confiança entre os futuros enfermeiros e os adolescentes, além de estreitar e fortalecer a relação dos jovens com os profissionais das UBS’s e USF’s de sua região, fazendo com que os vejam como referência para buscar informação e ter acesso aos mecanismos de promoção da saúde e prevenção de doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário